Algumas Dúvidas sobre Produção de Evento

A produção de qualquer tipo de evento requer uma série de conhecimentos relacionados a todos os detalhes que interferem no êxito do evento. Tanto produtores iniciantes como produtores mais experientes podem ter dúvidas parecidas (antes, durante ou após determinado evento). Por conta disso, separamos as dúvidas comuns de um produtor de eventos e como elas podem ser respondidas.

1. Como engajar o público-alvo de um evento?

Os possíveis participantes de um evento devem ser conquistados a partir de uma divulgação que deixe claro quais são as vantagens de tal evento, mostrando o diferencial para o público-alvo. Além dos meios de divulgação como anúncios em revistas, jornais e programas de rádio ou TV, é possível explorar o potencial da internet na hora de disseminar informações referentes a eventos. Existem inúmeras plataformas digitais que facilitam bastante o trabalho de divulgar eventos, sem a necessidade de muitos custos e com boas chances de conseguir uma enorme visibilidade. Confira também nosso artigo sobre marketing para eventos.

2. Qual é o melhor site para a divulgação de eventos na web?

Como há uma grande variedade de possibilidades para divulgar eventos on-line, é preciso saber exatamente o tipo de evento e quem você deseja levar ao evento. Depois de identificar tais informações, basta observar quais redes sociais possuem um fluxo mais ativo de pessoas que se encaixam no perfil de frequentadores do evento em questão. Em seguida, é só elaborar estratégias visando atingir essa audiência em potencial. Já falamos aqui no blog sobre divulgação de eventos nas redes sociais confira

3. Que cuidados é preciso ter ao contratar profissionais para um evento?

Ao produzir um evento, você deve levar em conta diversos elementos quando for contratar empresas e os serviços de profissionais autônomos. Lembre-se de verificar a reputação de quem será contratado, pois se a pessoa não tiver bons antecedentes, você estará colocando o sucesso do evento em risco, mesmo que o preço seja mais acessível. Dê prioridade a profissionais qualificados e capazes de realizar suas respectivas funções. Outro fator a se considerar é o contrato de cada trabalhador, que deve incluir todos os detalhes necessários para que não haja problemas na hora do acerto de contas. Desse modo, você e o profissional estarão prevenidos contra possíveis golpes.

4. Que tipo de conteúdo atrai mais pessoas?

Quando você tiver que elaborar os conteúdos que servirão de material de divulgação de um evento, tente ser o mais criativo possível, criando anúncios de grande apelo para o público-alvo do evento. Ao invés de mostrar tudo o que terá no evento, é possível divulgar apenas partes instigantes do que os frequentadores encontrarão. Porém, tome cuidado para não fazer nenhuma propaganda enganosa, o que gera indignação e mancha a sua credibilidade. Os conteúdos podem ser disseminados em forma de textos, tweets, posts em comunidades e grupos de discussão ou simples imagens e vídeos que tenham a capacidade de despertar o interesse das pessoas. Veja também como compartilhar o conteúdo do seu evento como um profissional.

5. Posso interagir diretamente com os usuários?

Não há problemas em interagir diretamente com os usuários. Da mesma forma que você pode abordar alguém na rua sobre um evento, também é possível se comunicar com usuários de redes sociais a partir de mensagens para o mesmo fim. Contudo, é importante ter alguns cuidados na sua abordagem, pois a forma de interação é decisiva para que os usuários determinem se vão ou não ao evento. Além disso, se você fizer uma abordagem inapropriada, os internautas poderão falar mal da sua marca ou empresa, gerando um buzz negativo pela internet.

6. Quais são as maiores tendências para a divulgação de eventos?

A integração entre diferentes mídias e o aumento da interatividade são as grandes tendências para o mercado esse ano. Quem deseja ter sucesso produzindo eventos deve ficar atento às novidades anunciadas constantemente pelas mais diversas plataformas. Vale a pena investir em streamings ao vivo de sorteios de ingressos, promoções via Twitter e Facebook, descontos para participantes de hangouts no Google+, e muito mais. Fique de olho na nossa coluna sobre tendências do mercado de eventos.

7. As redes sociais podem ser úteis para outras coisas que não sejam relacionadas com a divulgação?

Sim! Você pode utilizar mídias de relacionamentos para encontrar recursos para seus eventos, incluindo locais apropriados, serviços de hospedagem para os convidados, profissionais ligados à programação musical do evento (como DJs), e muitos outros serviços. Por meio da criação de perfis e páginas específicas para eventos, você terá condições de se comunicar com várias pessoas que podem ajudar na produção do evento em questão, lembrando-se sempre de checar a experiência e a credibilidade de cada profissional e empresa.

8. Como as parcerias podem ajudar na produção de um evento?

O uso de plataformas digitais pode facilitar o estabelecimento de parcerias, as quais são bastante vantajosas para que o seu evento seja realizado com mais eficácia. Porém, as parcerias só são produtivas quando as duas partes forem beneficiadas. Logo, faça a sua parte ao divulgar conteúdos de parceiros em sua página e exija o mesmo conforme o combinado, para que seu evento tenha maior visibilidade ao mesmo tempo em que o colaborador seja ajudado.

9. Como utilizar tecnologias de geolocalização em eventos?

Mais do que recorrer a tecnologias de geolocalização para promover eventos, é possível aproveitá-las como parte integral do evento. O Foursquare, por exemplo, possui um sistema que possibilita a criação de um espaço destinado a eventos específicos, de forma a disponibilizar dicas e sugestões de atrações, garantindo um serviço diferenciado aos integrantes. Além disso, os frequentadores podem conseguir brindes e descontos se participarem de determinados eventos e fizerem check-in em redes sociais.

(Vivian Fiorio – Jornalista)

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